Circolo Italiano Di Andradas divulga aulas de italiano para a população

Matéria publicada na edição 949 06/07/2018
A instituição divulga a cultura, a língua e a gastronomia italiana e promove a aproximação entre os descendentes italianos da cidade
Além da festa “Benedetta Italia” que está em sua oitava edição, o Circolo Italiano Di Andradas promove a aproximação dos descendentes de italiano na cidade com a cultura, a língua e a gastronomia. E um dos trabalhos que se destaca são as aulas de italiano. Para falar sobre o assunto a professora Andréia Pereira participou, ao vivo, na manhã de terça-feira, 19 de junho, do Programa Jornal da Cidade na Rádio Vinícola.
A população de Andradas agora pode ter aulas de italiano e a professora Andréia conta como foi o primeiro contato com a língua. “Eu fui para a Itália no ano de 1991. Resolvi ir para o país para estudar e trabalhar. E assim foi crescendo o contato com a língua, com o povo italiano, procurei por uma região onde a população brasileira fosse menor para que eu pudesse aprofundar melhor a língua junto com os italianos”.
Tem 11 anos que ela voltou para o Brasil e assim deu início às aulas particulares para as pessoas interessadas. “A matriz das aulas fica em Poços de Caldas, minha cidade natal, e em Andradas ministro aulas há cinco anos, quando o Benedito Casarotto e o Luiz Carlos Muterle entraram em contato com a escola “Celis” e conversaram conosco, perguntando se tinha a possibilidade de dar aulas aqui em Andradas, e eu comecei”.
Hoje as aulas acontecem todas as terças-feiras. A professora Andréia fica o dia todo na cidade para trabalhar com seus alunos no salão paroquial, das 7 da manhã às 18 horas. Todos podem aprender a falar italiano não sendo necessária uma descendência e sim apenas gostar da língua e ter disposição em aprender. “As aulas são voltadas não apenas para os descendentes, mas para quem gosta da língua, gosta da Itália e quer conhecer o país. A maioria das pessoas que fazem as aulas são descendentes, porém não é obrigatório e está aberto ao público”, explica a professora.
O investimento é de R$100 reais mensais, com duração de três anos e meio para melhor aprofundamento. “O italiano é mais o menos como o português, ou seja, aprendem-se os verbos, o alfabeto, os pronomes, artigos, começando pelo básico e se aprofundando. No início do curso nós começamos falando em português depois só italiano, assim que o aluno começa a entender e se familiarizar com o idioma só falamos italiano. Nós temos dois tipos de curso, o intensivo, que é para quem deseja ir para a Itália com cidadania ou passeio que dura um ano, e o extensivo, que é o de três ano e meio”, relata Andréia.
O curso é bem visto pelos alunos e tornam-se todos uma comunidade italiana. “O curso é muito gostoso, nós nos tornamos uma família. Eu gosto muito de novos idiomas, e é importante para quem vai, por exemplo, para a Itália, não chegar lá sem saber como funciona, sem saber a cultura. Uma coisa interessante é que muitos confundem o italiano com o espanhol, o que não tem nada ver”.
A língua universal falada é o inglês e deve sim ser aprendida, porém nos últimos tempos, tem-se dado espaço para outros idiomas. Para finalizar a professora de italiano Andréia deixa o convite e contato para os interessados. “Deixo o convite para todos que tenham interesse em fazer a aula serão todos bem-vindos. Podem falar comigo mesmo pelo telefone 99740-0497 ou procurar pelo Benedito Cazarotto e Luiz Carlos Muterle”.