Projeto Viagem ao mundo mágico da leitura na Escola Municipal São José

Matéria publicada no Jornal Andradas Hoje, edição 955, do dia 14 de Setembro de 2018.
Todo o trabalho desenvolvido teve sua culminância em um evento no domingo, dia 26 de agosto. Começou com um delicioso almoço com os pais e comunidade escolar, animado pela Rádio Corujito e os alunos do 5º ano, depois seguiu com as apresentações.
A primeira apresentação foi com a turma da Educação Infantil – Salada de Fábulas com a música: Uni Duni Tê – do Trem da Alegria.
Os alunos do 2º ano apresentaram os limeriques. Limeriques são poeminhas de cinco linhas contendo rimas engraçadas, com a música: “Menina Bonita” – de Cagério de Souza. Os alunos do 1º ano apresentaram o musical: O Rato – do grupo Palavra Cantada. Para encerrar, os alunos do 3º e 4º anos apresentaram a música: Leitura da Xuxa.
Começaram a desenvolver o Projeto de Leitura na Escola no mês de abril quando, após conversa com os pais, em reunião, apresentou o Projeto da Plataforma “Estante Mágica”, maior plataforma de projetos pedagógicos do Brasil. Todos ficaram entusiasmados, motivados a abraçaram essa ideia que permitiu aos alunos se tornarem pequenos escritores.
Foi então que cadastrou a escola gratuitamente na plataforma, os professores e todos os 110 alunos da escola, da Educação Infantil ao 5º ano. O professor ganhou acesso a projetos de diversos temas alinhados à BNCC (Base Nacional Comum Curricular) e cada professor escolheu um tema para desenvolver em sala de aula, proporcionando subsídios para que as crianças pudessem escrever suas obras.
A professora Alessandra, juntamente com as crianças da Educação Infantil, trabalhou o projeto “Criando com as mãos” e produziram um texto coletivo: A Fazenda Feliz, onde cada criança fez a ilustração de seu livro com as suas mãozinhas.
Os alunos do 1º ano trabalharam com o projeto Copa do mundo e escreveram o livro: “Viagem dos sonhos”. Também produziram um texto coletivo e cada criança fez o seu desenho.
Os alunos do 2º ano desenvolveram o projeto Sentimentos tomando como base o filme “Divertidamente” e escreveram o livro: “Agitação de sentimentos”.
Os alunos do 3º ano trabalharam o projeto Mãe: escreveram os livros em homenagem a suas mães.
Os alunos do 4º ano desenvolveram o projeto Autobiografia onde cada aluno escreveu sua história de vida.
Os alunos do 5º ano desenvolveram o projeto Sentimentos: tomando como base o filme “Divertidamente” e escreveram o livro: “Minhas Emoções”.
A escola então enviou os desenhos para a “Estante Mágica”, os professores digitaram os textos na plataforma, os pais escreveram a biografia dos filhos, e eles transformam as histórias de cada criança em um livro de verdade.
Os trabalhos tiveram início no mês de maio e para abrilhantar ainda mais o projeto literário, receberam a Gelo teca doada pelo Vereador Márcio, que veio contribuir muito, motivando a leitura das crianças.
Também no mês de maio foi criada a rádio Capitão Corujito, pelos alunos do 5º ano que todas as terças e sextas-feiras, no horário do recreio, fazem a transmissão, trazendo notícias sobre tudo que está acontecendo na escola, informações do que acontece na cozinha, nas salas de aula, entrevista com alunos e divulgação dos melhores trabalhos realizados na semana, bem como, a diversão com as animações de músicas coreografadas, o momento mais esperado, deixando o horário do recreio bem mais divertido. Criaram um logo e uma vinheta: “Rádio Capitão Corijito. A rádio que é um agito!”
“Logo após as apresentações chamamos os alunos por turma para receberem seus livros e realizar o momento de autógrafos para homenagear os autores, nossas estrelas literárias. Foi lindo e emocionante. Este projeto conseguiu encantar, emocionar e motivar a todos os alunos, pais e professores e quando acontece este encantamento o propósito e objetivos são alcançados, com certeza. Os alunos compreenderam melhor a importância da leitura para a vida e principalmente perceberam que são capazes de escrever sem medo”, conclui Roberta, diretora da Escola Municipal São José.