Chuva de meteoros visível no Brasil terá pico nesta terça-feira

Objetos Eta Aquáridas são fragmentos do cometa Halley, que passou pela última vez em 1986
Um espetáculo espacial terá seu pico nesta terça-feira, 5. A chuva de meteoros Eta Aquáridas, que ocorre durante todo mês de maio, vai mostrar sua atividade máxima a partir da meia-noite, quando ficará mais visível no céu. Os objetos são fragmentos do cometa Halley, que passou pela última vez em 1986, e deverá voltar em 2061.
A proximidade com a lua cheia, porém, pode dificultar um pouco a observação, mas nada que impeça apreciar o evento. “Mesmo com a Lua atrapalhando nestes períodos, vale a pena passar a madrugada observando, a partir de meia-noite, pois é possível que haja uma atividade acima da usual”, afirma o astrônomo Marcelo de Cicco, em nota divulgada pelo Observatório Nacional.
O hemisfério sul é o mais privilegiado para a observação do fenômeno, que será visível de todo o país. Segundo o Observatório Nacional, os meteoros produzem uma alta percentagem de rastros persistente, popularmente conhecidos como estrelas cadentes. A chuva Eta Aquáridas recebe este nome porque o seu radiante está localizado na constelação de Aquário, próximo da estrela mais brilhante da constelação, a Eta Aquariid.
O Tempo