6 curiosidades sobre a Páscoa no mundo

Está chegando a época que para muitos é a preferida do ano! A Páscoa! No Brasil, a tradição é dos ovos de chocolate, que lotam as prateleiras dos supermercados antes da data.
Além dos tradicionais Ovos de Páscoa, a data também é marcada por eventos religiosos no Cristianismo, comemorando e celebrando a ressureição de Cristo.
Confira abaixo seis curiosidades separadas pelo Bradesco Seguros sobre como o feriado é celebrado ao redor do mundo.
1- Tapetes coloridos
Na cidade de Ouro Preto, em Minas Gerais, na noite anterior ao domingo de Páscoa, são usadas pétalas de flores coloridas para criar um tapete de 4 km pelas ruas da cidade histórica. As pétalas são espalhadas com areia e serragem que colorem os caminhos.
Uma tradição parecida com essa acontece também na Guatemala: as ruas são cobertas cuidadosamente com flores, frutas e legumes por moradores que passam a noite preparando o local para as celebrações que acontecem na manhã de Páscoa, no dia seguinte.
2 - Flores por todos os cantos
No Hemisfério Norte, casas e lojas aproveitam a mistura de cores da estação para expor arranjos florais durante as comemorações. É comum celebrarem o evento com flores sobre as mesas durante a refeição, e algumas pessoas compartilham flores como presentes.
O significado vai além da estética: o lírio branco, que é considerada uma flor tradicional da data, representa a pureza e a esperança.
3 - Nada de coelhinhos
Na Austrália, não é o coelho que traz os ovos de chocolate. O personagem principal da Páscoa é o Bilby, uma espécie de marsupial que tem entre 30 e 60 cm de comprimento.
Essa troca aconteceu porque os coelhos são considerados uma espécie invasora no país. Com isso, os australianos decidiram trocar a mascote por um animal nativo da região, com risco de extinção.
4 - Pintura e decoração de ovos de Páscoa
Diferentemente do Brasil, em outros lugares ao redor do mundo, a tradição comum da Páscoa é decorar um ovo de verdade. Tingir e pintar ovos é um passatempo muito apreciado por famílias que aproveitam o momento e a data para compartilhar tradições da cultura local.
Em países como Reino Unido, França e Estados Unidos, por exemplo, essa tradição é mais comum do que comer pães e chocolates. Já na Romênia, familiares e amigos batem seus ovos coloridos uns contra os outros. Eles acreditam que aquele que não quebrar o ovo terá uma vida mais longa.
Na Polônia, as técnicas são variadas, como esculpir a casca do ovo, conhecido como os ovos drapanki, ou até mesmo tecer bolsas de crochê para pendurá-los depois de prontos.
Na Eslovênia, os tipos de desenhos variam entre as diferentes regiões. Os padrões tradicionais usados na região sul de Bela Krajina são geométricos, com espirais, cruzes e linhas.
5 - Árvore de Páscoa
As árvores de Natal são tradicionais, mas você já ouviu falar nas árvores de Páscoa? Aliás, já viu uma árvore de Páscoa? Nessa época do ano, em cidades alemãs ou austríacas, é comum encontrar uma dessas árvores.
A osterbaum, como é chamada a árvore de Páscoa, é montada com um galho seco e cascas de ovos coloridos, que simbolizam a alegria da vida.
6 - Soltar pipa
Nas Ilhas Bermudas, nessa época, soltar pipa é a comemoração preferida da população na Páscoa. Por lá, o costume é fazer suas próprias pipas com papéis coloridos e varetas de madeira.
O brinquedo é finalizado com um tipo de papel chamado “hummers” que faz um barulho semelhante ao de um inseto. Todos se reúnem para colocar as pipas para voar ou vão até a Horseshoe Bay, para participar do Festival Anual de Pipa, que ocorre na Sexta-Feira Santa, antes da Páscoa.
Qual é a sua reação?






