Andradas recebe 9º Encontro da Frente da Gastronomia Mineira

A cidade de Andradas, que faz parte do Circuito Turístico Caminhos Gerais, sediará o 9º Encontro da Gastronomia Mineira (FGM) – Regional Sul, evento inaugural da Frente da Gastronomia em 2025. O encontro ocorrerá no Teatro Municipal Stivanin Giuseppe, no dia 20 de março de 2025, das 9h às 16h, com entrada gratuita.
O evento reunirá gestores dos circuitos turísticos do Sul de Minas, secretários municipais de Cultura e Turismo, empreendedores, profissionais do setor e formadores de opinião para um dia de troca de experiências e valorização da gastronomia mineira.
O chef Edson Puiat, coordenador da FGM de Belo Horizonte, participará do evento e será responsável pela mediação de um painel. Ele destaca a importância do Encontro para a região e convida a população a participar: "O 9º Encontro da FGM em Andradas é uma celebração do melhor que o Sul de Minas tem a oferecer! É uma oportunidade imperdível para conhecer de perto os sabores, as histórias e as pessoas que fazem da nossa gastronomia um orgulho para Minas e para o Brasil. Venha participar, descobrir novos sabores e valorizar as riquezas do nosso terroir!"
Rafael Huhn, coordenador da FGM - Regional Sul, também comenta sobre o evento: "Os encontros da FGM são uma grande oportunidade para diversos atores da cadeia produtiva da gastronomia, assim como pessoas e instituições do setor alimentício e turístico, debaterem ações para fortalecer nosso segmento e o turismo gastronômico no Estado."
A palestra de abertura do evento será conduzida por Marcelo Wanderley, empreendedor cultural e gastronômico de Belo Horizonte, idealizador do Guia Cumbucca de Gastronomia e do Prêmio Cumbucca, uma referência no setor desde 2024. Ele falará sobre a importância dos guias gastronômicos para o desenvolvimento do turismo regional.
Na parte da manhã, o chef Edson Puiat, coordenador da FGM, mediará o painel sobre vinhos mineiros com o tema "Andradas para Minas e Minas para o Brasil". O painel contará com a participação de José Procópio Stella (Vinícola Stella Valentino, Andradas), Carlos Geraldo Marcon (Vinícola Casa Geraldo, Andradas), Renata Vieira da Mota (Epamig) e Heloísa Bertoli (SindVinhos).
Já na parte da tarde, o painel "Os azeites mineiros e suas experiências" será mediado por Rafael Huhn, gestor do Circuito Caminhos Gerais e coordenador da FGM - Regional Sul. Participam do painel Leandro Stella Trevisan (Azeite Campo di’ Fiori, Andradas), Carlos Alberto Gonçalves (Azeites Paraíso Verde, São Sebastião do Paraíso) e Elisa Graçon Fochi (Azeite Terras Altas, Andradas).
O evento será encerrado com o painel "Queijo Minas Artesanal", reconhecido pela Unesco como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade em 2024. Os convidados para essa mesa serão Fabrício Tavares Fonseca (Queijaria Artesanal Capoeira Grande, Itamonte), Ana Cláudia Silva Muniz (Queijos JCIR, Silvianópolis) e Higor Freitas (gerente executivo da Associação dos Produtores de Queijo da Canastra - Aprocan).
Qual é a sua reação?






