Apresentação de “Coletivo Caracol Cultural” leva centenas de pessoas para a praça central em Andradas

Matéria publicada na edição 950 20/07/2018
“Proporcionar um espaço e uma estrutura mesmo que mínima, para que os artistas possam exibir seu trabalho, trocar experiência com outros artistas de Andradas e da região, é muito gratificante”
No dia 8 aconteceu na Praça Doutor Alcides Mosconi o Coletivo Caracol Cultural, atividade coordenada por um grupo que levou centenas de pessoas para acompanhar diversas atrações culturais. Muita arte, música, dança entre outros atrativos interagiram crianças e adultos.
Fernando Oliveira, um dos integrantes da turma teatral Charlie Chaplin explica como foi o evento. “O Coletivo Caracol Cultural surge do sonho de três pessoas em agitar, promove e fomentar atividades culturais em Andradas com artista andradense e da região. É uma entidade que surge para que os artistas possam se mostrar. Cuidamos mais da parte burocrática, buscando parceiros na iniciativa privada e pública para poder bancar essas intervenções que é parte de uma ocupação do espaço público, e a disponibilização de uma estrutura para que os artistas previamente convidados, possam mostrar um pouco da sua arte, contando com a música, o teatro, circo, poesia, literatura. Procuramos trazer também desenho, fotografia, pintura, artes plásticas, performances, dança, enfim, tudo que envolve a arte”.
De acordo com Fernando o que aconteceu na Praça de Andradas deveria ser rotina. É um momento de muita cultura e troca de experiência entre os artistas, além de trazer para um espaço público toda a população. “O que aconteceu dia 8 de julho foi uma intervenção em praça pública localizada na Praça Doutor Alcides Mosconi, na parte abaixo da fonte luminosa. Proporcionar um espaço e uma estrutura mesmo que mínima, para que os artistas possam exibir seu trabalho, trocar experiência com outros artistas de Andradas e da região é muito gratificante, e as intervenções em praças públicas, escolas, associações de bairros, essa é a ideia do Coletivo Caracol”.
Fernando esclarece que a expectativa do Coletivo Caracol Cultural foi superada e agradece a todos que participaram contribuindo como expectador. “A expectativa do dia 8 foi superada colocando mais de centenas de pessoas em volta da praça durante três horas com atividades culturais. Temos projetos futuros, sonhamos com outras intervenções, outros bairros, outros distritos, em formato de oficinas, de repente uma roda de conversa, um debate e até mesmo intervenções maiores, parcerias com instituições locais da cidade, APAE, Lar da Criança, Santa Casa, Casa Arco Iris, Asilo, sempre com o intuito de fomentar atividades culturais, expressões artísticas, levando um espaço onde artista ainda não conhecido possa se apresentar para a população de maneira acessível e que essas expressões sejam mais diversas possíveis. Já aproveito para agradecer a todos que prestigiaram nosso evento e que procuramos fazer nosso melhor para agradar todas as faixas etárias”.
O Pavilhão do Vinho também foi palco, nos dias 17 e 18, de mais uma intervenção, dessa vez na praça de alimentação da Expofica. Entre os atrativos, na terça-feira, teve apresentação dos músicos Anderson Martins, Cássia Venturelli e apresentação de teatro. Na quarta-feira, Thiago Zu músico e sarau com o Grupo das Quatro. “E estamos agilizando novas intervenções e parcerias, entrando em contato com outros artistas de Andradas para agregar nesse coletivo”, finaliza Fernando.