Como uma música sobre um tiroteio entre jovens se tornou um hit nostálgico no Lollapalooza

Considerada o maior sucesso do Foster the People, "Pumped Up Kicks" é a música mais controversa da banda, que retorna ao Brasil pela quinta vez para se apresentar no Lollapalooza neste domingo (30), às 18h50, no Palco Budweiser.
Lançada em 2010, a faixa de indie pop gerou tanta polêmica que seu compositor, Mark Foster, chegou a pensar em removê-la dos shows permanentemente. No entanto, o hit continua a fazer parte das apresentações e segue sendo o momento de maior euforia do público.
Mark Foster produziu "Pumped Up Kicks" de forma independente, inspirado pela estética setentista, semelhante à do Fleetwood Mac. Em 2010, ele escreveu a letra, gravou todos os instrumentos e montou o arranjo da música. Após finalizar a demo, postou a faixa em um site de downloads gratuito, ainda em sua versão não oficial.
Em pouco tempo, "Pumped Up Kicks" se tornou trilha de uma campanha publicitária da revista "Nylon" e viralizou em blogs da época. Aproveitando o sucesso, a banda lançou seu primeiro álbum, Torches, que incluiu o hit entre as faixas.
Em 2011, a música se tornou um sucesso absoluto nos Estados Unidos, alcançando a terceira posição na Billboard Hot 100, o ranking de audiência musical americano. Isso fez com que o Foster the People se tornasse uma referência obrigatória nas baladas indie da época.
O grupo foi formado em 2009 por Mark Foster (vocal e guitarra), Mark Pontius (bateria) e Cubbie Fink (baixo). A formação passou por várias mudanças ao longo do tempo e, atualmente, é composta por Foster e o tecladista Isom Innis.
Antes de "Pumped Up Kicks", a banda era praticamente desconhecida. Estavam em busca de seu espaço no mercado fonográfico e faziam poucos shows. No entanto, com o sucesso do hit, tudo mudou: assinaram com uma gravadora e contrataram um empresário para gerenciar sua carreira.
O principal refrão da música, faz referência a um garoto que se revolta contra o bullying sofrido, provocando um tiroteio em sua escola. A musica não deixou de ser sucesso por isso, mas levantou muitas criticas que perseguem os artistas até hoje.
Confira o trecho polemico da música abaixo:
"Todas as outras crianças com sapatos caros/ é melhor vocês correrem mais rápido do que a minha arma", canta Mark Foster durante o refrão, ao som de sintetizadores dançantes. A melodia inteira é assim, aliás. São batidas alegres, divertidas, para cima. O vocal traz até assobio. É difícil não se contagiar.
Qual é a sua reação?






