Conheça as polêmicas por trás do filme indicado ao Oscar “Emilia Pérez”

O longa-metragem Emilia Pérez foi o filme com mais indicações no Oscar 2025, o que não era esperado pelos críticos e pelo público, muito devido às polêmicas que envolvem o filme. Ao todo foram 13 indicações, ultrapassando O Senhor dos Anéis : O Retorno do Rei, que contava com 11 indicações ao “carequinha dourado”.
Desde seu lançamento, a nova produção de Jacques Audiard, 72, tem sido alvo de controvérsias envolvendo questões de representatividade, sensibilidade ao abordar temas delicados e escolhas de elenco. As críticas se concentram, principalmente, na forma como determinados aspectos culturais e sociais foram retratados, levantando debates sobre a abordagem do cineasta e a responsabilidade da indústria cinematográfica em lidar com tais questões.
O filme se passa no México, porém não conta com nenhum ator ou atriz que tenha nacionalidade latino-americana. O que causou alvoroço nas redes sociais e questionamentos de boa parte do público com relação à não escalação de pessoas que realmente falavam fluentemente a língua espanhola. O filme "Emilia Pérez" acompanha a trajetória de Rita, uma advogada que trabalha para uma grande empresa mais preocupada em lucrar ao defender criminosos do que em servir à Justiça. Sua vida muda quando recebe uma proposta inesperada: ajudar Manitas, um poderoso líder de um cartel de drogas mexicano, que deseja abandonar o crime e passar por uma cirurgia de redesignação sexual. Em busca de uma nova identidade e de um recomeço, Manitas quer deixar seu passado para trás e viver plenamente de acordo com sua verdadeira identidade de gênero.
O longa conta com um elenco cheio de estrelas famosas, contando com Selena Gomez (“Os Feiticeiros de Waverly Place” e “Only Murders in the Building ”), Zoë Saldaña (“Guardiões da Galáxia” e “Avatar”), Karla Sofía Gascón(“Rebelde”), Adriana Paz (“Vis a Vis”) eÉdgar Ramírez(“Caçados de Emoção: Além do Limite” e “Carlos”). Outro defeito apontado pelos críticos seria o fato de Selena Gomez ter aprendido espanhol muito rápido, e com isso é nítido a dificuldade e diferença em suas falas para as falas de uma pessoa que fala fluentemente a língua.
Qual é a sua reação?






