COP30 será marco ambiental em novembro

Mar 17, 2025 - 07:40
 0  46
 COP30 será marco ambiental em novembro

   Nesta quinta-feira (12/3), em Belém, cidade anfitriã da COP30, a ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, afirmou que a conferência será a mais importante desde a assinatura do Acordo de Paris, há dez anos. “Tudo o que havia para discutir sobre estrutura, processos e regras já foi feito. Não tem mais para onde escapar: agora é implementar”, destacou, nesta quinta-feira (12/3).

   Diante das repercussões dos efeitos da mudança do clima em diferentes regiões do planeta, a COP30, que acontece em novembro, não pode ser “a COP do Brasil, do Pará ou da Amazônia”: “É uma COP que acontece no Brasil, no Pará e na Amazônia, porque a responsabilidade de encarar esse problema é de 195 países”, ressaltou, referindo-se às nações signatárias do Acordo de Paris.

   Marina Silva participou da 5ª Conferência Estadual do Meio Ambiente do Pará, que reuniu representantes da sociedade civil, do governo e do setor privado para discutir e definir as vinte prioridades e estratégias de ação no estado. As propostas serão levadas por uma delegação composta por 50 representantes paraenses à 5ª Conferência Nacional do Meio Ambiente, que será realizada entre os dias 6 e 9 de maio em Brasília (DF) com o tema "Emergência Climática: O Desafio da Transformação Ecológica".

A conferência estadual, organizada pelo governo paraense, é um desdobramento das etapas municipais e intermunicipais do processo de construção da 5ª CNMA. Nesta etapa, os municípios do Pará tiveram a oportunidade de contribuir com ideias e propostas para enfrentar os desafios climáticos locais.  Participaram 85 municípios do estado, que elaboraram um total de 488 propostas oriundas de 43 conferências municipais e seis intermunicipais.

   A segunda fase compreende as conferências estaduais e distrital, que ocorrem até 15 de março. Nelas, cada unidade federativa tem a missão de eleger os delegados que representarão o estado na etapa nacional e consolidar até vinte propostas relacionadas aos seis eixos temáticos: Mitigação, Adaptação e Preparação para Desastres, Transformação Ecológica, Justiça Climática e Governança e Educação Ambiental.

   O processo culmina na realização da etapa nacional, em Brasília (DF), com a participação de delegações de todos os estados e do Distrito Federal. Nesse momento, serão avaliadas as propostas estaduais e apresentadas e consolidadas as propostas finais da 5ª CNMA para a Transformação Ecológica do país no contexto da mudança do clima.

 

Fonte: https://agenciagov.ebc.com.br/noticias/202503/cop30-sera-a-mais-importante-desde-assinatura-do-acordo-de-paris-diz-marina-silva-no-para

 

Qual é a sua reação?

like

dislike

love

funny

angry

sad

wow