Curiosidade: Como é o sistema que impede Veneza de afundar há mais de 1.600 anos.

Abr 7, 2025 - 08:39
Abr 7, 2025 - 08:41
 0  29
Curiosidade: Como é o sistema que impede Veneza de afundar há mais de 1.600 anos.

    A cidade de Veneza, na Itália, tem 1.604 anos e foi construída sobre as fundações de milhões de estacas curtas de madeiras, socadas contra o solo com a ponta para baixo. A cidade á basicamente uma floresta de cabeça para baixo.

   As árvores são lariços, carvalhos, amieiros, pinheiros, abetos e elmos, com altura que varia de 3,5 metros até menos de 1 metro. Elas sustentam os palácios de pedra e altos campanários há séculos, formando uma verdadeira maravilha da engenharia, que equilibra as forças da física e da natureza.

   Na maioria das estruturas modernas, concreto reforçado e aço fazem o mesmo trabalho que esta floresta invertida mantém há séculos. Mas, apesar da sua força, poucas fundações atuais poderão durar tanto quanto as de Veneza.

   Ninguém tem absoluta certeza de quantos milhões de estacas existem sob a cidade. O que se sabe é que há 14 mil postes de madeira firmemente instalados, apenas nas fundações da ponte Rialto, mais 10 mil carvalhos sob a Basílica de São Marcos, construída no ano 832.

   As estacas eram imobilizadas o mais fundo possível, até que não pudessem mais ser comprimidas, começando na extremidade externa da estrutura e se movendo em direção ao centro das fundações.

   Normalmente, eram nove estacas por metro quadrado em formato espiral. As pontas eram serradas para obter uma superfície regular, que ficaria abaixo do nível do mar.

   No caso dos campanários, estes feixes ou placas tinham espessura de até 50 cm. Para outras construções, as dimensões eram de 20 cm ou até menos.

   Carvalho era a madeira mais resistente, mas também a mais preciosa. O carvalho, posteriormente, só seria usado para construir navios, pois era valioso demais para ser enterrado na lama.

   E, sobre a estrutura de madeira, os trabalhadores colocariam as pedras da construção.

   Apesar das madeiras estarem já danificadas pelas bactérias o que acontece é o seguinte: as bactérias atacam a madeira, mesmo na ausência de oxigênio, mas sua ação é muito mais lenta do que a ação dos fungos e insetos, que trabalham na presença de oxigênio.

   Além disso, a água preenche as células esvaziadas pelas bactérias, o que permite que as estacas de madeira mantenham seu formato. Por isso, mesmo que as estacas de madeira sejam danificadas, o sistema completo de madeira, água e lama é mantido coeso sob intensa pressão, mantendo sua resistência por séculos.

   Não se sabe por quantos séculos as fundações ainda irão durar. "Mas será enquanto o ambiente permanecer inalterado."

   O sistema de fundações funciona porque é feito de madeira, solo e água. O solo cria um ambiente livre de oxigênio, a água também contribui para isso e mantém o formato das células, enquanto a madeira fornece fricção. Sem um destes três elementos, o sistema desaba.

    As informações são do Site de Notícias BBC NEWS BRASIL.

  

 

 

Qual é a sua reação?

like

dislike

love

funny

angry

sad

wow