Nova onda de calor sobe temperaturas durante a semana; Rio pode ter recorde

Fev 17, 2025 - 08:49
 0  54
Nova onda de calor sobe temperaturas durante a semana; Rio pode ter recorde

   A massa de ar quente e seco, que já atingia áreas das regiões Sudeste, Sul e Nordeste, começou a se intensificar neste domingo (16). Os primeiros impactos ocorreram em regiões do Mato Grosso do Sul, São Paulo, Minas Gerais, Santa Catarina e Paraná. Posteriormente, o fenômeno deve se expandir para Goiás e Bahia, segundo o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia).

  No Rio de Janeiro, a temperatura pode superar os 41,8°C. Esse é o recorde de dia mais quente já registrado em fevereiro, no ano de 2023. "A gente pode passar disso principalmente na terça-feira", informou a meteorologista chefe do Sistema Alerta Rio, Raquel Franco.

Estamos em um fevereiro muito seco, com pouca chuva. A atual média [de chuva] agora no dia 16 de fevereiro é de apenas 5 milímetros (mm). Teremos mais uma semana sem chuva, e as previsões para o fim de fevereiro não indicam uma quantidade muito grande de chuva. Podemos ter um dos fevereiros mais secos da história Raquel Franco

  A prefeitura do Rio anunciou medidas para alívio do calor à população. Caso a cidade alcance o nível Calor 4 no protocolo municipal, serão disponibilizados 58 pontos de resfriamento. "São áreas que possibilitam sombra, pontos de hidratação e banheiros", indicou o chefe-executivo do COR-Rio (Centro de Operações e Resiliência), Marcus Belchior.

  Em São Paulo, a temperatura máxima deve bater os 33,4°C. O calor, no entanto, não ficará contido na capital: a Defesa Civil do estado divulgou neste domingo (16) um alerta de altas temperaturas em todo o território paulista, válido até a quarta-feira (19).

  As temperaturas no estado de São Paulo devem ficar 5% acima da média histórica. Segundo o Inmet, para o período essa média é de 24°C. A maior temperatura no estado deve ser de 38°C, na Região de Itapeva e Vale do Ribeira.

  O calor pode ser agravado pelo nível de umidade do ar, que eleva a sensação térmica. Essa sensação é a intensidade do frio ou do calor percebida pelo corpo humano. Ela é influenciada não só pela temperatura externa, mas também pelas condições de umidade e do vento. Quando a temperatura e a umidade estão altas ao mesmo tempo, a transpiração não ocorre de forma eficiente, aumentando a sensação de calor percebida pela pessoa.

Cuidados durante a onda de calor

Calor extremo pode causar desconforto e riscos à saúde, especialmente para idosos, crianças e pessoas com doenças crônicas. Especialistas recomendam cuidados extras:

  • Beba água regularmente;
  • Use roupas leves e claras;
  • Evite atividades ao ar livre nos horários mais quentes (10h às 16h);
  • Busque locais arejados e com sombra.

Fonte: https://noticias.uol.com.br/cotidiano/ultimas-noticias/2025/02/17/nova-onda-de-calor-sobe-temperaturas-durante-a-semana-rio-pode-ter-recorde.htm

 

Qual é a sua reação?

like

dislike

love

funny

angry

sad

wow