Reunião estratégica discute possível retomada do Trem Turístico entre Poços de Caldas e Aguaí

Uma reunião que contou com a presença do secretário de Turismo de Poços de Caldas, Arison Siqueira, do prefeito de Águas da Prata, Carlos Henrique, da secretária de Turismo de Águas da Prata, Isabela, e da diretora de Turismo de Poços de Caldas, Paula Narahyane foi realizada nesta segunda-feira,31, com o objetivo de discutir a viabilidade da retomada do trem turístico que ligaria Poços de Caldas–MG a Aguaí (SP) com a intenção de impulsionar o turismo na região.
Histórico do trem turístico
A ferrovia que liga Poços de Caldas a Aguaí foi inaugurada no século XIX e funcionou como transporte de passageiros até 1976. Na década de 1990, a linha passou a operar como trem turístico, atraindo milhares de visitantes até sua desativação anos depois. Em 2015, a Prefeitura de Poços de Caldas obteve um termo de cessão para o uso gratuito do trecho da linha férrea entre a antiga Estação Ferroviária da cidade e a Estação Bauxita. O documento, emitido pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), concedeu à cidade o direito de uso da ferrovia por 20 anos, com possibilidade de renovação.
A expectativa agora é que, com o engajamento dos municípios e o apoio dos governos estaduais e federal, o projeto seja finalmente concretizado, trazendo um novo impulso para o turismo regional. Os próximos passos incluem novas reuniões técnicas e um estudo de viabilidade econômica para definir os investimentos necessários para a reativação do trem turístico.
Qual é a sua reação?






