Saiba quem são os favoritos ao Oscar 2025

Após uma série de altos e baixos, reviravoltas e grandes surpresas, Anora chega na semana do Oscar 2025 como o grande favorito à categoria de melhor filme. O status de favorito é impulsionado por vitórias em algumas das premiações mais importantes dos sindicatos de classes de Hollywood, considerados os principais "termômetros" da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas dos Estados Unidos.
O longa-metragem "Anora" chega à reta final da corrida pelo Oscar com forte favoritismo na categoria principal, após conquistar os prêmios de maior prestígio dos sindicatos dos produtores, diretores e roteiristas de Hollywood. Desde 2005, 14 filmes foram os preferidos pelo PGA e DGA, e 11 deles acabaram ganhando o Oscar, o que representa uma taxa de 78,6%.
Na disputa mais aguardada pelos brasileiros, Demi Moore ("A Substância") está quase garantida no Oscar de melhor atriz, após vencer a maioria das premiações mais importantes da temporada.
Mikey Madison chegou a ser cogitada após conquistar o Bafta, mas a veterana se consolidou como favorita ao vencer o SAG. Desde 1994, quem vence o prêmio do Screen Actors Guild (SAG) só não levou o Oscar em sete ocasiões.
Na categoria de melhor ator, o Screen Actors Guild (SAG) gerou surpresa ao premiar Timothée Chalamet ("Um completo desconhecido"), tirando o favoritismo de Adrien Brody ("O brutalista"), que vinha vencendo todas as principais premiações. Se Chalamet não conquistar o Oscar, ele será apenas o sexto vencedor do SAG a não levar a estatueta. Curiosamente, uma dessas surpresas passadas foi causada por Brody, que ganhou seu primeiro Oscar por "O Pianista" em 2003, sem ter vencido nenhum prêmio importante antes.
Nas categorias de coadjuvantes, Kieran Culkin ("A verdadeira dor") e Zoë Saldaña ("Emilia Pérez") dominaram as premiações até agora, e qualquer outro vencedor será uma grande surpresa.
A maior premiação do cinema acontece neste domingo (2), em Los Angeles, com apresentação do comediante Conan O'Brien e transmissão ao vivo pela TV Globo e MAX. Os prêmios dos sindicatos são bons indicadores para as categorias do Oscar, pois muitos membros de cada sindicato também fazem parte da Academia. Isso significa que as escolhas feitas nos sindicatos tendem a refletir as votações no Oscar.
Qual é a sua reação?






